É muito importante para a saúde e o bem-estar do seu pet, que você armazene a ração corretamente. O armazenamento incorreto pode trazer vários problemas para a ração e para o seu animalzinho. Uma ração armazenada incorretamente pode ocorrer uma infestação de insetos, atrair roedores e outras pragas, e o principal a perda de nutrientes da ração danificando a textura e o aroma do produto, fazendo com que o seu pet perca até o interesse na hora de se alimentar, afinal, ninguém gosta de comer uma comida sem sabor!
Uma ração bem armazenada garante assim a seu amiguinho uma nutrição adequada.
Mas então, como seria a forma de armazenar a ração em casa de maneira correta
Como já mencionado anteriormente, o armazenamento correto ajuda a evitar a infestação de insetos que encontram na ração componentes essenciais - proteínas e micronutrientes - para seu desenvolvimento. Além disso, previne a aparição de mofo e bolor.
Então é muito importante que você tenha este cuidado na hora de guardar a ração do seu pet em casa. Guardar a ração adequadamente evita uma série de problemas, como os roedores, que podem transmitir a leptospirose, através da sua urina.
O correto armazenamento, não só evita o aparecimento de pragas, como também mantem o produto com sabor e crocância e as propriedade dos nutrientes compostos na ração. Com estes cuidados você garante a qualidade nutricional do alimento do seu cachorro e/ou gato.
1. Embalagem original: sempre que possível, mantenha a ração na embalagem original. A embalagem foi desenvolvida com material especializado para conservar e proteger o produto. Nela você ainda encontra todas as informações necessárias sobre a ração, o rótulo com a tabela nutricional, orientação da quantidade diária a ser oferecida a seu pet conforme o peso e tamanho, validade e lote do produto.
2. Embalagem aberta: após abertura da embalagem, mantenha a embalagem sempre fechada adequadamente. Não deixe a embalagem aberta para não atrais os insetos (ratos, moscas, baratas, etc.), evitando assim contaminação da ração.
3. Local adequado: armazene a embalagem da ração em um local limpo, seco, que não fique em contato diretamente com o chão, e afastado de paredes (umidade), longe de produtos químicos (produtos de limpezas) e em temperatura ambiente, não deixe exposta ao sol. Dessa forma você consegue prevenir a proliferação de bactérias, fungos, mofo e ácaros que fazem mal à saúde do pet.
4. Porta Ração: se você optar por deixar a ração do seu pet em um porta ração, opte por um que seja bem vedado, atóxico, e que seja exclusivo para a utilização da ração do seu animalzinho. Sempre quando for repor a ração do seu pet, espere que a ração antiga acabe para depois colocar uma nova, não se deve misturar a ração nova com o que sobrou da antiga na armazenagem. Pode acontecer de os grãos mais antigos estarem por algum motivo com mofo e/ou bactérias, acarretando assim a contaminação da ração nova. Então espere a ração antiga terminar, higienize corretamente com sabão neutro o seu porta ração, assim que ele estiver completamente seco pode armazenar com a nova ração.
A melhor opção seria deixar a ração na embalagem original, corretamente fechada e dentro de um porta ração bem vedado.